Testes de Vigor

Testes de Vigor

Os testes de vigor, demonstram a capacidade da semente em se desenvolver com uma rápida emergência e uniformidade no campo, sob ampla diversidade de condições ambientais.

• Teste de Tetrazólio

Através da coloração dos tecidos vivos da semente, o teste avalia a viabilidade\vigor, permitindo a identificação dos principais problemas que causam redução na qualidade da semente, como os danos mecânicos, danos por percevejo e os danos por umidade.

• Teste de Envelhecimento Acelerado

É um teste de estresse, que permite identificar os lotes com maior ou menor probabilidade de apresentar melhor desempenho no campo ou durante o armazenamento. O teste avalia o grau de tolerância das sementes à elevada umidade e temperatura (41 a 45°C), demonstrando que as sementes de maior vigor apresentam germinação superior, após esse procedimento, o qual é muito importante para ranquear lotes com a mesma germinação.

• Teste de frio

É um teste de vigor que submete a semente a um estresse, o qual simula condições desfavoráveis, como excesso de água no solo e baixas temperaturas, fatores que podem ocorrer no período de semeadura à campo. Este teste permite que apenas que as sementes vigorosas se mantenham viáveis e germinem. É um teste bastante utilizado em sementes de arroz.

• Primeira contagem de germinação

É um teste que determina o vigor relativo de um lote, através do crescimento e do percentual da primeira contagem de plântulas normais no teste de germinação. Baseia-se no princípio de que as amostras que apresentam maior porcentagem de plântulas normais na primeira contagem são as mais vigorosas. Este teste pode ser realizado em qualquer espécie de semente.

• Teste de Emergência em Campo

Este teste auxilia o produtor na obtenção de informações mais confiáveis sobre o desempenho dos lotes, pois avalia a capacidade das sementes de produzirem plantas nas condições reais do campo.

•Velocidade de Germinação

É um teste que pode indicar diferenças de vigor entre lotes com porcentagens de germinação semelhantes, pois através dele, sementes com maior velocidade de germinação, indicam ser mais vigorosas, estabelecendo-se mais rápido no campo.

• Teste de Comprimento de Plântula

O teste de comprimento de plântulas, fornece informações complementares ao teste de germinação e possibilita estimar o potencial de emergência de plântulas no campo, sendo um teste muito utilizado para avaliação de vigor em algumas espécies como o tomate.

• Teste de Condutividade Elétrica

As sementes são colocadas para embeber água, e começam a liberar íons, açúcares e metabólitos, principalmente no início do período de embebição, quando as sementes não estão deterioradas, as membranas celulares voltam rapidamente a se reorganizar, diferente de sementes deterioradas, onde a velocidade de reorganização está ausente ou é baixa, ocorrendo a lixiviação de maior quantidade de eletrólitos na água.

• Deterioração controlada

O teste de deterioração controlada é muito utilizado para sementes pequenas como as de hortaliças (alface, cebola, cenoura e brassicas) que possuem muita variação de umidade entre as sementes, o teste baseia-se na aceleração da deterioração das sementes pela exposição a altas temperaturas e umidade relativa.